Nossas especialidades

Tomografia Computadorizada

Este é um exame que utiliza raios x para a construção de imagens do interior do corpo humano. A diferença entre este tipo de exame e a radiografia convencional começa no fato de que na tomografia computadorizada são emitidos vários feixes de raios X. Estes incidem sobre o paciente por diferentes planos e são captados por intensificadores de imagem que transformam a radiação em sinal elétrico, o qual é transmitido até um computador que reconstrói os órgãos de acordo com a intensidade da radiação captada.

É um exame complementar de diagnóstico por imagem que consiste numa imagem que representa uma secção ou “fatia” do corpo, sendo, portanto retratado com precisão e confiança para ser depois examinado. É utilizada com maior ênfase na neurologia, ortopedia, pneumologia e gastroenterologia, assim como em acompanhamentos de tratamentos oncológicos.

Em certos exames pode ser necessário o uso de um meio de contraste, para mostrar determinadas regiões de modo mais claro e preciso, auxiliando no diagnóstico.

Reconstruções feitas em 3D, no exame de tomografia computadorizada, possibilitam melhores detalhes de cada imagem ou uma possível alteração no exame.

TOMOGRAFIAS REALIZADAS

Articulações (Ombros, Cotovelos, Punhos, Sacro Ilíacas, Coxo - Femurais, Bacia, Joelhos)Coluna CervicalColuna DorsalColuna LombarCrânioÓrbitas Sela TúrcicaFace, Seios da Face E AtmMastoides ou OuvidosPelveBaciaPescoçoSegmentos Apendiculares (Braços, Antebraços, Coxas, Pernas, Mãos e Pés)TóraxAbdome Superior

Angiotomografia

Angiotomografia é um exame de diagnóstico rápido que permite a perfeita visualização de placas de gordura ou cálcio no interior das veias e artérias do corpo, utilizando modernos equipamentos em 3D, muito útil na doença coronariana e cerebral, mas que também pode ser solicitada para avaliar vasos sanguíneos em outras partes do corpo.

O médico que geralmente solicita este exame é o cardiologista para avaliar o comprometimento dos vasos sanguíneos do coração, especialmente se existem outros exames alterados como o teste de esforço ou cintilografia, ou para uma avaliação da dor no peito, por exemplo.

ANGIOTOMOGRAFIAS REALIZADAS

IlíacasCrânioAorta AbdominalAorta TorácicaPescoçoTóraxAbdome SuperiorPelveMembros InferioresMembros Superiores

Ressonância Magnética / Angioressonância

A ressonância magnética é um exame que reproduz imagens de grande resolução e clareza de qualquer parte do interior do corpo humano, através da utilização de um campo magnético. Este exame é totalmente indolor, não provoca nenhuma alteração e não é prejudicial à saúde. A imagem é reproduzida através de um equipamento de última geração que pode demonstrar com precisão lesões muito pequenas.

Por possibilitar uma visualização mais nítida das várias regiões e órgãos do corpo humano, a ressonância magnética passou a ser um método de diagnóstico por imagem fundamental em muitos casos clínicos. O estudo das doenças pode ser mais detalhado e, consequentemente, o tratamento poderá se mais rapidamente prescrito e, portanto, mais eficaz. Outra grande vantagem desta tecnologia é que as imagens são obtidas por meio de um campo magnético onde se aplicam ondas de radiofrequência semelhantes às transmitidas pelas rádios FM, sendo desnecessária a exposição do paciente aos Raios-x ou outros tipos de radiação.

RESSONÂNCIAS MAGNÉTICAS REALIZADAS

AtmCrânioSeios Da FaceOuvidosMamária (Santo Ângelo)Coluna CervicalColuna DorsalColuna LombarArticulações em Geral (Ombro, Cotovelo, Punho, Mão, Braço, Perna, Pé, Joelho, Tornozelo, Quadril, Fêmur)PescoçoPelve E BaciaAbdômen SuperiorSegmentos ApendicularesTóraxCrânio com Difusão e Perfusão (Santo Ângelo)Pelve (Para estudo de Endometriose com Gel Vaginal - Santo Angelo)Angioressonância Cerebral (Santo Ângelo)Colangioressonância (Santo Ângelo)

Ultrassonografia / Ecografia

A ultra-sonografia ou ecografia é um método diagnóstico que permite obter imagens a partir da emissão de ondas sonoras para ver em tempo real as sombras produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo, no qual se visualiza os órgãos internos através de imagens. A ecografia pode ser realizada em diversas partes do corpo humano.

Conforme a natureza do órgão sobre o qual o ultrassom incide, sua composição identifica se há ou não doença, as ondas serão refletidas de maneira distinta e as imagens compostas permitirão ao médico que interpreta realizar diagnósticos precisos. A ultra-sonografia é um método seguro, pois as ondas sonoras não promovem nenhum tipo de agressão às células do corpo humano.

Para a realização do exame ultra-sonográfico é necessário que se aplique uma pequena quantidade de gel sobre a superfície da pele para remover o ar e permitir, por meio de um transdutor, a transmissão de ondas sonoras até a área a ser examinada.

As imagens serão registradas em filme e interpretadas pelo médico radiologista, que serão colocadas em um laudo para serem entregues posteriormente para o paciente, que mostrará ao seu médico. As características peculiares de alguns órgãos, muitas vezes requerem preparos diferentes, incluindo jejum em algumas situações.

ECOGRAFIAS REALIZADAS

Abdome SuperiorDe PelveAbdominal TotalRins e BexigaFígado e Vias BiliaresRenalCervicalDe Bolsa EscrotalDe Articulações (Ombro, Cotovelo, Punho, Mão, Braço, Pé, Tornozelo, Joelho, Coxa, Perna)MamáriaDoppler de várias partes do corpoEstruturas SuperficiaisInguinalObstétricaTransvaginalTrans retal da PróstataPróstata Via AbdominalTireoideCarótidasParótidasPênis

Densitometria Óssea

A densitometria óssea é o exame mais utilizado para avaliar a qualidade e a densidade dos ossos, além de detectar a osteoporose. É um exame simples e indolor, e seu resultado pode ser o ponto de partida para mudanças no seu estilo de vida e o início do tratamento, se for o caso.

A densitometria óssea é principalmente usada para diagnosticar quadros de osteopenia ou de osteoporose, doenças nas quais a densidade e a quantidade de minerais são baixas, e o risco de fraturas é alto. A osteopenia é uma afecção óssea na qual os ossos perdem estes minerais e têm menor densidade, o que os torna frágeis. Quando a perda óssea é grave, a afecção chama-se osteoporose.
A perda de massa óssea ocorre progressivamente, sem apresentar sintomas, até ocorrer à primeira fratura, geralmente nas vértebras da coluna, no quadril e no punho. Essas fraturas reduzem a qualidade de vida, resultam em dor e perda de funções.

RECOMENDAÇÕES:

Não vestir roupas com acessórios metálicos na região de análise;
Não ter realizado exames radiológicos com o uso de contraste há pelo menos sete(7) dias úteis;
Informar ao técnico se tiver alguma prótese, placas ou parafusos nas regiões de análise;
Para todos os exames, o paciente deve vir com a requisição médica, cartão do convênio e exames anteriores.

Mamografia

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.

O exame de mamografia é realizado com um mamógrafo (aparelho de raio X), onde a mama é comprimida de forma a oferecer imagens de alta qualidade para um melhor diagnóstico. A compressão das mamas é necessária para que o exame seja efetivo, e o eventual desconforto que pode gerar é totalmente suportável.

Biópsia/Punção guiada por Ultrassonografia

Uma biópsia guiada por imagem tem como objetivo fornecer informações de diagnóstico através da obtenção de uma amostra de tecido usando imagens para navegar até o local de interesse. O radiologista intervencionista irá executar esse procedimento utilizando agulhas de corte especiais que estão disponíveis numa variedade de diâmetros e comprimentos. O tecido recolhido, normalmente, será examinado sob um microscópio por um patologista; também pode ser analisado por imunohistoquímica, imunofluorescência e estudo genético.

Raio X

É um método de se obter uma imagem do corpo humano para fins de diagnóstico em medicina através de ondas de radiação X, que são ondas de radiação eletromagnéticas. Normalmente como resultado do exame de raios-x, é entregue ao paciente os filmes com a imagem, conhecidos como radiografias e o laudo do médico radiologista.

Apesar dos vários métodos modernos e inovações tecnológicas introduzidas nos últimos anos, o exame radiológico ainda é um dos principais métodos de investigação por imagem, com aplicações em praticamente todos os sistemas do organismo humano.

Existem alguns tipos de raios-x que necessitam de preparo prévio e agendamento. Consulte uma unidade do IDISA para verificar se o seu exame necessita de algum preparo e se precisa ser agendado.

Uma das mais recentes novidades da Clínica IDISA é o raio-X na forma digital, onde utiliza-se uma placa de fósforo que armazena os raios-x residuais, levando as informações a uma máquina que transforma estas em imagem digital, onde esta imagem digitalizada estará disponível no monitor, que será impressa para o diagnóstico do radiologista. Estes equipamentos funcionam sem a influência de agentes químicos, gerando uma qualidade e precisão de imagem muito maior, além de auxiliar na proteção do nosso meio ambiente.

RAIO X REALIZADOS

Abdome AgudoAbdome SimplesCrânioSeios da FaceCavumAtmMandíbulaNarizOssos da FaceÓrbitaOuvido ou MastoideColuna CervicalColuna Cervical com OblíquasColuna DorsalColuna LombarColuna Lombar com OblíquasOmbroBraçoCotoveloPunhoMãosMãos e Punhos para Idade ÓsseaCostelas por HemotóraxClavículaCoração e Vasos da BaseEsternoTóraxQuadrilSacro - CóccixFêmurCoxaJoelho + AxialJoelhoPernaTornozeloCalcâneoTrânsito IntestinalEsôfagoEsôfago, Estômago e DuodenoTrânsito IntestinalEscanometria